quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ética profissional: Como sobreviver sem ela?

Em um mundo de globalização e crescimento desenfreado, a natureza humana vai sofrendo transformações sociais e morais e os valores são invertidos. As competições tornam-se cada vez mais acirradas e desleais, onde prevalece a lei do mais forte e do mais esperto.
A pressão, a preocupação de estar sempre bem colocado, a promessa de melhoria de cargo em determinada empresa, colabora para que nossas atitudes diante do mercado profissional não sejam medidas, nem muito menos refletidas, com isso, não nos damos, mas conta nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade é do tamanho da nossa responsabilidade.
Ética é um assunto bastante complicado para se tratar nos dias atuais. A cada dia é descoberto mais um caso de falta de decoro, de honestidade na política brasileira. É frustrante nos depararmos com tamanhas traições, e o pior nisso tudo é que elas vem de pessoas a quem confiamos um dos nossos maiores bens: o nosso voto.
Será que é possível ser bem sucedido profissionalmente sem ferir as normas éticas?
Segundo o consultor, palestrante e escrito Mario Persona, os profissionais do século XXI tem sérias dificuldades com relação a hierarquia, pois exige comportamento ético para com a empresa que representa, assim como diante dela e de seus clientes, fornecedores e, acima de tudo, os seus concorrentes. Mas para exigir que seus funcionários comportem-se de forma honesta e correta, logicamente que os chefes devem dar o exemplo, nem sempre é o que acontece, infelizmente, mas é questão de estímulo dentro do ambiente corporativo.
Ética vem de berço, se aprende e habitua-se a ela. Procure saber administrar essas situações diante das crianças que crescem vendo casos de corrupção, inclusive os próprios pais servem de mau exemplo ao furar uma fila na padaria. Procure sempre praticá-la e segui-la. Repasse aos seus filhos, mostre a eles o quanto é importante manter esse modo de comportamento e que ao desobedecê-lo, corremos o risco de prejudicar não somente o próprio bem estar, mas também o de toda a sociedade.

Um comentário:

  1. Impossível sobreviver sem a ética! Ela é necessária para uma boa convivência entre os indivíduos no âmbito do trabalho e conduz as situações do dia a dia.

    ResponderExcluir